“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade. O otimista vê uma OPORTUNIDADE em cada dificuldade” - quando Churchill pensou esta frase não imaginava com certeza o caos que estava causando... agora todo pessimista não quer mais ser pessimista.. diz-se ser realista.
Convivendo todos os dias com pessoas de diferentes classes sociais, religiões, temperamentos e outros percebo o quão difícil é motivar uma equipe, já que as pessoas são de natureza “realista”, pois aprendemos que cair dói, e não que ao cair aprendemos a levantar...
Os problemas e dificuldades do dia-a-dia nos ensinam a ser cautelosos e menos desafiadores, o que torna os seres humanos naturalmente desmotivados, e como me disse uma grande amiga ontem: - tu não sabe que ninguém motiva ninguém?
É verdade, eu havia me esquecido por alguns instantes disso. Mas se é assim por que eu me esforço tanto em motivar a equipe? Melhorar o ambiente de trabalho para eles? Benefícios (eu chamo de benevícios, mas eu volto nisso outrora)? Plano de carreira?
É verdade, ninguém motiva ninguém, mas alguém incentiva alguém, e ao ser incentivado a fazer, ser ou crescer, nos motivamos a fazer inúmeras atividades.
Concluo após este meu rápido devaneio que: o otimista é um cara que tem muita gente detrás incentivando a ser, ter e crescer.. e por isso ele está sempre motivado a mais e mais.. e o pessimista, ou realista ... tadinho é alguém que está quase sempre só...
Bom texto. Deveria começar a escrever para uma coluna de opinião.
ResponderExcluir